Daquela (nem tão) tênue linha que ainda nos separa

Publicado: outubro 11, 2010 em outras, política

No primeiro debate do segundo tempo turno das eleições 2010, Dilma, finalmente, foi pra cima deles. Finalmente, deixou o script (um pouco) de lado e mostrou (um pouco) dela mesma, daquela Dilma incisiva que o caro Agripino, a cara Folha de São Paulo e os/as caríssimos/as militantes conhecem bem.

Depois de ser chamada de poste, terrorista, sapatão e “matadora de criancinhas”, Dilma finalmente acordou, no meio do segundo tempo, e reagiu, com toda a raiva de quem foi difamada e caluniada, e com todos os argumentos de quem já deixa pra trás a sombra do ex-metalúrgico e quase-ex-presidente-da-república.

#serramilcaras

$erra, desnorteado, se apegou à tática usada por dez entre dez machistas: a desqualificação. Tratou logo de chamá-la de “agressiva”. Danilo Nojentilli repetiria sua poesia CQCista em 140 caracteres: “só assim pra ela abrir as pernas em cima de um homem”. Claro, quando uma mulher ousa ultrapassar aquela fronteira bem demarcada entre o espaço público e o privado, entre o masculino e o feminino, a reação uníssona da aliança machista é imediata.

Charge machista de Nani, reproduzida por blog da Folha.

 

Mulher na rua à noite? Puta. Engravidou solteira? Puta. Minissaia na faculdade? Puta. Forte? Sapatão. Tá nervosa? TPM. Incisiva? Histérica. Feminista? Sapatão. Feminista? Mal comida. Feminista? Pró-morte/assassina.  Política?? Poste, terrorista, sapatão e “matadora de criancinhas”. Bem tentaram rotular de puta também, mas agora se contentam com histérica mesmo…

Anúncios
comentários
  1. carol disse:

    ótimo texto Bruna,
    a meu ver, essa fronteira entre o público /privado, é o principal ponto, é a maior barreira que nós temos q ultrapassar, não me refiro somente a chegar do outro lado, mas a chegar do outro lado dignamente e conquistando respeito.

    bjo

  2. Já me espanhando por aqui…muito prazer em conhecer sue blog. Um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s