Carta de apoio da MMM à SPM

Publicado: outubro 7, 2011 em marcha mundial das mulheres, mídia, mercantilização

Gisele anda fazendo muito xixi no banho.

É tão lindo fazer parte de um movimento social que consegue expressar exatamente o que você está pensando… 🙂 

 
Carta de apoio à SPM 
Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, expressamos nosso apoio à Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM), especialmente à Ministra Iriny Lopes, pela posição firme, destemida e comprometida com a construção da igualdade entre homens e mulheres.
 
A contestação e pedido de suspensão junto ao CONAR da propaganda da Hope foi uma medida assertiva por parte desta Secretaria. A construção da SPM e SEPPIR, ainda no governo Lula, afirmou o avanço na compreensão de que o combate às desigualdades de gênero e raça é obrigação do Estado.
 
A SPM tem se destacado na construção de políticas de igualdade desde o enfrentamento à violência contra a mulher e, neste momento, aponta como prioridade a construção de autonomia econômica e pessoal das mulheres. De nada adianta construir políticas de igualdade de um lado e não atuar para que alterar os mecanismos que mantém e reproduzem a desigualdade na sociedade. Portanto, é parte das políticas de igualdade atuar para que os estereótipos e preconceitos não sejam reproduzidos.
 

A propaganda em questão reforça um estereótipo discriminatório com relação as mulheres: reproduz a ideia da mulher consumidora exacerbada e irresponsável, quando, na realidade, estudos demonstram que as mulheres aplicam o dinheiro com mais responsabilidade. Não é a toa que o próprio governo usou este dado como critério para o programa Bolsa Família, em que as mulheres compõem a grande maioria de titulares.

 
Esta propaganda difunde o mito de que os homens são os únicos provedores e que toda mulher tem um provedor ao seu lado arcando com as despesas. Reproduz, assim, um modelo que não condiz com a realidade brasileira, já que cerca de 35% das famílias são chefiadas por mulheres, sem contar as que compartilham as despesas, mesmo com todas as desigualdades ainda existente no mundo do trabalho.
 
Além disso, a propaganda é preconceituosa ao insistir no jargão de que as não sabem dirigir, sendo que hoje os seguros de carros são mais baratos para as mulheres, baseado no fato de que as mulheres se envolvem em menos acidentes no trânsito. Por fim, a propaganda é pouco criativa ao reproduzir e incentivar a ideia de mulher objeto, incapaz de ter outras soluções para enfrentar os problemas cotidianos.
 
Repudiamos a grande imprensa, burguesa e medíocre, pois toda vez  que os conteúdos preconceituosos e as injustiças propagandeadas são questionados, eles tentam fazer crer que se está impedindo a liberdade de expressão.
 
Seguimos em luta todos os dias, contra todas as tentativas de transformar as mulheres em mercadoria!
 
Toda a nossa solidariedade à Secretaria Políticas para as Mulheres!
 
Marcha Mundial das Mulheres
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comentários
  1. lindo texto, resume com clareza a situação. =) sobre a campanha, pra mim a pior é a da batida do carro que além de tudo que já foi dito, sugere que o veículo e é mais importante que o bem estar da esposa.

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