Sonhos bizarros…

Publicado: novembro 23, 2013 em mulheres no volante
Tags:, , , ,

tatoomnvQuando eu era adolescente, tinha dois sonhos: poder tocar guitarra sem ser expulsa de casa e assistir aos shows das minhas bandas preferidas em Juiz de Fora. Algumas delas eu já tinha até viajado 8 horas pra ver ao vivo, mas não era só isso que eu queria… Queria levar as bandas que eu curtia pra tocar na minha cidade, pros meus amigos. E eu sabia que, se não movesse a bunda da cadeira, continuaria me contentando em ir aos shows das bandas preferidas de quem se dispunha a fazer isso – mesmo sabendo que, inevitavelmente, iria ficar no prejú . 

Obviamente, nenhuma dessas bandas eram formadas por mulheres. Mas a ideia não era só um show… Queria que tivessem mais minas tocando na minha cidade, mais minas aprendendo a tocar, em um ambiente autônomo, encorajador e coletivo… mais minas debatendo sobre as nossas vidas, sobre como as nossas vidas poderiam ser diferentes, e sobre como seria massa se a gente pudesse mudar o mundo…

Há uns sete anos, decidi organizar um festival cultural feminista em Juiz de Fora, ainda que, em Juiz de Fora e em uma parte razoável do planeta, a palavra feminista fosse sinônimo de “bizarra”, e “festival” fosse sinônimo de “Bandas Novas”*. Foi então que eu conheci a Tainá, que me apresentou a Paula, e graças a essas duas doidas e a mais várias outras que catamos pela estrada, o Mulheres no Volante completou 6 anos de (r)existência este ano.

De lá pra cá, fizemos 5 edições em Juiz de Fora, onde ganhamos o Troféu Mulher Cidadã, da Prefeitura… conseguimos levar as bandas feministas mais incríveis do Brasil pra JF… fizemos uma edição em Campinas, em parceira com outras minas que tinham o mesmo desejo que nós… escrevemos uma Carta Aberta, convidando todas as Mulheres a guiarem os Volantes de suas vidas… lançamos, de forma colaborativa, uma coletânea de 5 anos do festival… aos trancos e barrancos, em menos de um mês, conseguimos financiamento coletivo através da internet pra realizar uma edição especialíssima, graças a mais de 70 colaboradoras(es)… pra fortalecer a articulação dessa mulherada que bota a mão na massa de verdade, criamos a Frente Feminista pela Cultura… e, neste exato momento, arrumo minhas tralhas pra tocar na 3ª edição do MNV em Brasília, onde a Jul me mostrou que era mesmo possível sonhar juntas, mesmo estando a milhões de quilômetros de distância, e fazer coisas verdadeiras juntas, mesmo tendo se conhecido há milésimos de segundo.

Juro que costumo tentar não ser tão brega neste blog (me restrinjo à minha vida pessoal). Mas não consigo deixar de me emocionar ao me lembrar disso tudo, quando olho curiosa a programação do MNV-DF, cheia de vontade de ver o tanto de performances, músicas, poesias, debates e oficinas feitas por mulheres que a capital tem pra nos mostrar. Não consigo deixar de me emocionar, quando vejo gente que eu nem mesmo conheço vestindo os avatares e Facebooks da vida com aquele simbolozinho cheio de simbologia que tenho tatuado no punho. E não consigo deixar de sorrir, ao pensar nesse volantinho vermelho que já caiu no mundo…

Bizarro é pensar que, quando a gente sonha junta e forte, tudo pode acontecer, por mais brega que pareça…

Confira a programação completa do MNV DF – 3ª edição | 23 e 24 de novembro de 2013, em Brasília.

jody

Minhocasa, iniciativa de utilidade sustentável que estará presente no MNV DF 2013!

*Bandas Novas é um festival realizado todo ano em Juiz de Fora, desde que me entendo por gente. Não sei como está agora, mas costumava ter umas 10 bandas tocando por dia, durante vários finais de semana. Durava meses e, ao final, a banda que tocasse melhor um cover e uma música autoral ganhava um prêmio. Apesar das críticas, e de ter contribuído, na minha humilde opinião, pra institucionalização das bandas covers na cidade, foi o primeiro show da vida de muitos músicos da cidade (é, no masculino mesmo, quase não tinha mina tocando, “naturalmente”…) de JF, e salvou os finais de semana de uma geração.

Deixe um comentário

